quinta-feira, 6 de junho de 2013

Parte 2: A Celebração

Foi o Papa João XXII que, em 1317, publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade (conhecido como o Dia da Festa do Divino). A celebração normalmente tem início com a Santa Missa, seguida pela Procissão pelas ruas da cidade, que se encerra com a Bênção do Santíssimo. E foi exatamente assim que aconteceu em nossa comunidade.


A Santa Missa


A Santa Missa de Corpus Christi teve início às 15h e foi celebrada pelo nosso pároco, Pe. José Brand, e pelo nosso padre auxiliar, Pe. Rodrigo Costa.

A Igreja estava lotada! Uma linda atitude da nossa comunidade, reconhecendo que este não era apenas mais um feriado, mas um dia para celebrar na casa do Senhor!









Foi um momento lindo de Reflexão e de encontro com o Cristo Eucarístico.





A Procissão


Após a Comunhão, saímos em procissão pelas ruas ao redor da Igreja. Na frente, o Santíssimo Sacramento, motivo de nossa festa. A comunidade o seguia cantando e rezando.






Pelo caminho, altares foram preparados em homenagem ao Senhor que passa. Gesto de carinho dos moradores pelo Cristo Eucarístico. Momento de emoção para os que viam toda a multidão seguir o Mestre e parar a caminhada em frente à sua casa. Muitos, de joelhos, sentiam o próprio Cristo a olhá-los e a recebê-los em seu coração.






“É o Rei que à nossa frente está! É feliz quem o adorar!”


Ao final, um momento especial para um casal e um jovem da multidão. Chamados pelo Pe. José Brand, eles puderam levar Cristo Eucarístico até o altar. A multidão se apertou para tocar no Mestre que passava. Olhares de amor e reverência marcaram o caminhar lento e de extremo carinho nesta marcha até o interior da igreja.






A Bênção
Após a procissão, tivemos um breve momento de adoração guiado pelo nosso pároco, Pe. José Brand.



“Te adorarei, de todo o meu ser. 
Quando estou mais perto de ti, fortaleces o meu viver!”





E nosso dia encerrou-se com a Bênção do Santíssimo, guiada pelo nosso padre auxiliar, Pe. Rodrigo Costa.





Parabenizamos e agradecemos a todos os envolvidos nas celebrações deste dia.
Com certeza nos deixaram marcas de céu.

---
No Sacramento da Comunhão está o alimento da nossa esperança nas Promessas de Cristo para nossa Salvação: "Aquele que come a minha Carne e bebe o meu Sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia" (Jo 6,55).


Saiba como foi a confecção do Tapete (CLIQUE AQUI).