quinta-feira, 6 de junho de 2013

Parte 1: O Tapete

O costume de enfeitar o caminho por onde Jesus Eucarístico irá passar existe há muito tempo....

Mas você sabe por quê? 
Façamos uma analogia: quando há algum evento especial, os participantes ilustres são recebidos e transitam por um tapete vermelho, demonstrando sua importância. 
Assim, o tapete que montamos no Dia de Corpus Christi é feito em honra a Cristo, pois reconhecemos que nosso Rei passará por ali! Como este é o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai às ruas, a data ganha uma importância grandiosa! Portanto, participar da preparação do tapete torna-se um gesto de reconhecimento da importância deste momento e de consideração por sua presença real entre nós.

Após uma quarta-feira chuvosa... 

A quinta, Dia de Corpus Christi, começou estável e muito bela! Apesar do friozinho da manhã de outono, o sol brilhava e logo o pessoal começou a chegar para preparar o caminho por onde o Senhor iria passar. 










O chimarrão dava as boas vindas aos amigos que chegavam, aquecendo o corpo e o coração.



Logo, começaram as escolhas dos desenhos – parte inicial da obra-prima! Todos estavam empenhados por fazer um tapete muito bonito e colorido. 






O tapete não estava só colorido, mas, também, quentinho: uma parte foi enfeitada com roupas doadas na Campanha do Agasalho da Paróquia. Tudo bem dobradinho e organizado. Havia roupas, cobertores e sapatos. É uma alegria saber que muita gente terá um inverno mais quente este ano! 





O trabalho estava a todo vapor! 

E os desenhos? Verdadeiras obras de arte! 

Momento de colocar o S do Serviço em prática, com descontração, muita alegria e entusiasmo!









E tudo tinha que estar perfeito ao nosso Rei, 
nos mínimos detalhes.



Nem aos mais jovens quiseram ficar de fora deste momento!!!





Quando nossa parte estava pronta, era hora de ajudar os irmãos que precisavam de uma mãozinha. Opa! E mão era o que não faltava para ajudar! 








No registro desse momento lindo, tivemos a participação especial de irmãos do nosso movimento. Veja o que eles disseram:

[Léo & Daia (Leda) – Grupo 4]  Léo: É meu primeiro ano participando. A Daia já participou no ano passado, mas eu nunca tinha participado. Neste ano, estou participando da Equipe de Corpus Christi também. O que me motiva a estar aqui é um sentimento de ânimo, tu acorda com vontade de vir, tu acorda com prazer de vir aqui fazer o tapete, pois ele não é pro meu grupo, pra equipe, ou pro movimento, é pra Jesus, na verdade. Ontem estávamos preocupados e pensando “Será que vai ter, será que não vai ter”, por causa daquela chuvarada, que parecia que não ia parar. E hoje de manhã, a gente acordou com sol e graças a Deus está dando tudo certo!

[Dado & Shel – Grupo 02] Dado: É a primeira vez que a gente está participando da celebração de Corpus Christi aqui na São Vicente. É muito legal ver este espírito de doação, espírito de serviço, ver o pessoal se dedicando em contribuir com essa data tão importante da nossa Igreja. Na Celebração do Corpo de Cristo, a gente tem esse gesto simbólico de fazer um caminho pra Cristo passar. É simbólico, mas é de grande valia ver o pessoal se dedicando, fazendo esse trabalho e prestando essa homenagem. Não importa se está frio, se está cedo... O que importa é o espírito de integração, de serviço a Cristo.

[Fabrício & Kaká (Miguel) – Grupos 09 e 33] Fabrício: Eu venho todo o ano, desde que entrei no movimento. Eu gosto muito de vir trabalhar pra Cristo e ver o trabalho depois pronto: o asfalto bruto depois se transforma. Podemos ver a maravilha que fica com todos os grupos batalhando. Mesmo que o pessoal tenha que se ajoelhar no chão frio, a recompensa de ver tudo bonito pra Cristo passar depois faz valer a pena.

[Lia & Delmar (Vitor) – Grupo 26] Lia: Mesmo estando gripada eu vim, porque pra nós é uma realização poder participar das coisas de Deus. A gente se recarrega com isso. O Delmar não pode vir, porque ele teve que ir trabalhar. Mas ajudou no que pode: passou algumas semanas secando erva e café pra gente trazer. E hoje, antes de sair, ele deixou no carro a sacola de tudo o que era para trazer. E o meu filho disse quando estávamos vindo: “Mãe, o pai queria muito ter vindo fazer o tapete, porque ele deixou no carro as coisas prontas pra gente trazer”. Então, pra mim, participar destes momentos é um exemplo maravilhoso de vida pro meu filho. Acho que a gente ensina mesmo é com atitudes. E eu me recarrego fazendo isso, me alimento espiritualmente, me sinto bem mais inserida no movimento quando consigo participar.  E como hoje eu acordei melhor do que estava ontem, graças a Deus, não poderia deixar de vir.

[Thais & Nando – Grupo 18] Thais: Mesmo com dor na coluna eu vim, porque é uma emoção muito grande trabalhar pra Cristo. Os tapetes ficam maravilhosos, sem explicação! Não tem igual o que a gente sente fazendo os tapetes. A motivação de ver tudo pronto é tão legal, tudo fica tão bonito! Sem esquecer do S do Serviço: a gente está disponível sempre.

É... A manhã foi demais! 
Sol brilhando, amigos, risadas e chimarrão, ajudamos uns aos outros e serviimos ao Senhor. Mas a Festa continuou à tarde, como mostra o próximo post sobre a Celebração (CLIQUE AQUI).